Suporte e Download

Bem vindo à área de Suporte da DIGISEG Certificadora. Aqui você encontrará as respostas às perguntas mais frequentes dos usuários de certificado digital, além da área de download, onde estão disponíveis os softwares necessários para o funcionamento de seu token, leitora, cartão ou as hierarquias de certificados digitais.

Acesso Remoto

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FAQ - Suporte

Como funciona a certificação digital?

O Certificado Digital funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação em rede de computadores.

Assinatura digital é o mesmo que assinatura digitalizada?

Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.

Quais são as diferenças da certificação de pessoa física e jurídica?

A diferença é que na certificação digital da pessoa física o responsável pelo certificado é a própria pessoa e na certificação digital da pessoa jurídica o titular é a empresa e esta tem uma pessoa física responsável pelo uso do certificado.

Quais são as principais diferenças entre os certificados digitais A1 e A3?

As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas.

O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano.

O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.

Finalizei a compra do meu certificado digital e gerei um número de pedido. Qual o próximo passo?

Após o pagamento do seu pedido e a conciliação bancária, você deverá realizar o agendamento para retirada (validação presencial). Para tanto, você deverá selecionar a opção Agendamento ou entrar em contato com o posto ao qual deseja atendimento.

Minha empresa tem filiais. Quantos certificados NF-e devemos comprar?

Se a comunicação de suas empresas com a Secretaria da Fazenda é centralizada, ou seja, se a sua empresa solicita a emissão de notas fiscais das filiais através de um único lugar, você só precisa de um certificado NF-e. Caso contrário, deverá solicitar um certificado para cada filial.

Por que devo adquirir novos cartões na renovação?

A tecnologia está sendo constantemente modificada para oferecer melhores serviços e maior segurança. Em algum momento, as empresas terão de fazer uma atualização para substituir ou aperfeiçoar seus equipamentos, bem como obter as últimas versões dos programas, aumentando a produtividade, por exemplo. Para suportar novas tecnologias, algumas adaptações nas mídias são necessárias de tempos em tempos. É isso o que está acontecendo. Para atender à certificação digital na Cadeia v5, os equipamentos precisam ter espaço maior e suportar novas tecnologias de geração de chaves.

Digitei a senha PIN incorretamente três vezes, é possível o desbloqueio?

Se a senha PIN for digitada três vezes incorretamente, o cartão/token será bloqueado. Caso isto ocorra, o desbloqueio somente poderá ser efetuado por meio da senha PUK através do gerenciador Safesign. Se a senha PUK for digitada três vezes incorretamente, o cartão/token será inutilizado e o Certificado Digital será perdido. O cartão/token inutilizado não poderá ser reutilizado em nenhuma hipótese.

ATENÇÃO: A guarda das senhas PIN e PUK é de responsabilidade do titular do Certificado Digital. Estas senhas são geradas e armazenadas diretamente em seu cartão e não temos acesso.

Existe diferença entre o Certificado Digital NF-e e o Certificado Digital e-CNPJ?

Sim. O e-CNPJ possibilita a sua empresa fazer procurações, utilizar o sistema da Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas. Já o NF-e foi desenvolvido especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica.

Outra diferença é a titularidade. O responsável pelo Certificado Digital e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto à Receita Federal do Brasil. No caso da NF-e, os funcionários e sócios que emitem notas fiscais eletrônicas podem ter um NF-e para cada. Neles, constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão.

Posso ter mais de um certificado digital?eu Gerenciamento

Sim. Você pode ter quantos certificados forem necessários para atender as suas necessidades.

O meu certificado foi bloqueado. Consigo transferi-lo para outro cartão ou token?

Não. O certificado digital do tipo A3 tem as chaves criptográficas geradas e armazenadas em um dispositivo criptográfico (cartão Inteligente ou Token), as quais não podem ser exportadas para outro dispositivo.

Quem é a Autoridade Certificadora Raiz Brasileira (AC-Raiz Brasileira)?

A Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a primeira na cadeia de Autoridades Certificadoras do Brasil. É responsável pela execução das políticas e das normas técnicas e operacionais estabelecidas pelo comitê gestor, não lhe cabendo a emissão de certificados digitais aos usuários finais, sendo, no entanto, responsável pela emissão dos certificados digitais das Autoridades Certificadoras de 1º nível.